PENSAMENTO DO DIA

"Serei Santo se for santo agora"

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

XV FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO: ESCRITORA HOMENAGEADA: Dulcinéa Paraense

Dulcinéa Paraense é a escritora homenageada da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Nascida em Belém, em 2 de janeiro de 1918, ela estudou na escola de aplicação Professora Serra Freire (anexa à Escola Normal) e cursou Direito na época em que Francisco Paulo Mendes (1910-1999) – que se tornaria uma espécie de mentor da juventude intelectualizada da capital paraense – ainda era secretário da Faculdade. Dulcinéa ensinou por algum tempo no Colégio Progresso Paraense. Como jornalista, trabalhou na redação de O Estado do Pará e em Terra Imatura, e tinha uma coluna, como crítica de arte, na Folha do Norte. Poemas seus também foram publicados em outras revistas que circulavam na cidade: Guajarina (de Francisco Lopes), A Semana (de Ernestino Sousa Filho), Pará Ilustrado (de Edgar Proença), Brasileis (de Sílvio Meira), todas mensais, com exceção de A Semana. O décimo terceiro número da Terra Imatura (ano 3, dezembro de 1940) estampa uma lista de poetas, com o título de "Poetas modernos da Amazônia", entre os quais estão Dulcinéa Paraense. No fim dos anos 1930, em Belém, Dulcinéa Lobato Paraense era conhecida como poeta, declamadora e cantora lírica (ela mesma acompanhava-se ao piano). Conta, com certo orgulho, que estudou canto com Marcelle Guamá (1892-1978). Teve uma juventude cercada de poetas e escritores, no meio do movimento intelectual da Belém daquela época. Em 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fixou residência. Trabalhou no Instituto do Açúcar e do Álcool e, mais tarde, foi Procuradora na Superintendência de Serviço de Previdência Social (SUSERPS), por onde se aposentou. Tendo publicado poemas nas revistas paraenses daquela época, Dulcinéa nunca lançou um livro. O trabalho da poeta é referência entre os modernistas paraenses. Entre os seus mais belos e lembrados poemas estão "O destino do silêncio", "Símbolo" e "Retrato".

A escritora, Dulcinéa Paraense, estará presente na abertura da Feira do Livro, no dia 02 de setembro e participa do debate sobre sua obra no dia 05, no Coliseu das Letras.

Dulcinéa também dá nome ao auditório do evento, chamado, este ano, de Atrium Dulcinéa Paraense.


XV FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO


ACESSEM A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA NO LINK: http://www.angeleventos.com.br/xvfeira/Uploads/programacao.pdf

Lei da emissão de declaração de quitação anual de débitos

LEI Nº 12.007, DE 29 DE JULHO DE 2009.


Dispõe sobre a emissão de declaração de quitação anual de débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados.


Informação muito importante

Acessem a Lei completa no link a seguir: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12007.htm