PENSAMENTO DO DIA

"Serei Santo se for santo agora"

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Inclusão Social

Imagem de capa da revista

Revista Inclusão Social
 Vol. 4, No 1 (2010)

ISSN: 1808-8678

Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao

ISSN: Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number)



O ISSN - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.

O ISSN é operacionalizado por uma rede internacional, e no Brasil o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT atua como Centro Nacional dessa rede.

O ISSN identifica o título de uma publicação seriada em circulação, futura (pré-publicação) e encerrada, em qualquer idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM etc).

O ISSN é composto por oito dígitos, incluindo o dígito verificador, e é representado em dois grupos de quatro dígitos cada um, ligados por hífen, precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN.

Exemplo: ISSN 1018-4783.

O editor interessado no registro de suas publicações seriadas, poderá obter o formulário e instruções de solicitação do ISSN nesta home page, ou solicitá-los ao Centro Brasileiro do ISSN, IBICT.



Fonte: http://www.ibict.br/secao.php?cat=ISSN

Folclore Brasileiro

Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. Tudo isso remete ao mês de agosto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agosto o mês do Desgosto

Não sei se é verdadeira essa história + que é bem interessante e pode ser uma resposta do porque Agosto é considerado mês do desgosto.

By: Mr.Tlaloc

O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto. É difícil afirmar qual a origem exata desta crendice. Sabemos que foram os romanos que deram este nome ao oitavo mês do ano, em homenagem ao imperador Augusto. Os próprios romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus de Roma expelindo fogo pelas ventas.
É no mês de agosto especificamente no dia 24 que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). As conversões ao cristianismo que ele promoveu na Armênia, provocaram a inveja dos sacerdotes locais, fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (em 24 de agosto de 51 d.C)




São Bartolomeu sem a pele, antes de ser decapitado.











Esta data também ficou gravada na História, quando em 24 de agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici, ocorreu o massacre da noite de São Bartolomeu. Esta matança praticamente dizimou os huguenotes.


Quadro que retrada o masacre da noite de São Bartolomeu


Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal, não por tanto, que esta data é considerada o “dia do Diabo”: Quando Jesus prometeu dar a Pedro as chaves que ligava e desligava as coisas do céu (Mateus 16:19) e logo em seguida chama Pedro de Satanás - “Jesus disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás!” (Mateus 16:23). Assim como prometido, Pedro passou a ter as chaves do céu e do inferno. E segundo a lenda é justamente em agosto que o inferno é aberto por ele e no dia 24 o próprio Diabo é libertado. (de onde originou-se expressão “o Diabo está solto). Ficando para São Bartolomeu, colocar o Diabo novamente no Inferno.


São Bartolomeu com o Diabo aos seus pés
No Brasil 24 de agosto é dia de todos o Exus no candomblé. Exus são orixás mensageiros, freqüentemente associados aos demônios pelos católicos e evangélicos.
Apesar do dia da sogra ser comemorado em 28 de abril, a cultura popular nordestina prefere homenagear a sogra no dia em que o Diabo se solta do Inferno, 24 de agosto.
Não se deve casar em agosto, é o que as mulheres portuguesas tinham como tradição. Crença que chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses já transformada em ditado popular :"Casar em agosto traz desgosto' .
A única data nefasta que poderia ser comparada ao “dia do Diabo” segundo os supersticiosos, seria uma Sexta-feira 13,em agosto, noite em que as bruxas se associam a magia-negra e a demônios.

Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8989/agosto_o_mes_do_desgosto/

Maria Orsola: “Viva a vida” (2.10.1954 – 10.7.1970)

A corrida para o céu de uma garota de 1968, cuja causa de beatificação está em curso, que encontrou o segredo da felicidade.
Dezesseis anos. Uma corrida. Sem fôlego. Ponto de chegada: o Paraíso. Maria Orsola Bussone (2.10.1954 – 10.7.1970) é uma jovem da região italiana do Piemonte, que vive o 1968, que ama música beat, interessa-se pelas primeiras manifestações estudantis, toca violão e tem aulas de canto. Uma adolescente como as outras, se diria, apaixonada pela natureza, pelo esporte e pela música. Às vezes se enamora, anota seus pensamentos num diário pessoal, tem muitos amigos e escreve cartas aos mais queridos. É a filha simples, de um pequeno mundo antigo que parece próximo a ser engolido pelos ventos da modernidade. Mas a sua vida, aparentemente sem sobressaltos, a sua rotina de jovem de uma pequenina cidade dos pré-alpes piemonteses, esconde, ao contrário, uma alma extraordinária. Uma fé genuína e cristalina.

Leia + no link abaixo

Fonte: http://www.focolare.org/pt/news/2011/08/11/%E2%80%9Cevviva-la-vita-la-corsa-verso-il-cielo-di-una-ragazza-del-3968%E2%80%9D/

Alô meu Deus

ALÔ meu DEUS
PE. Léo




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SID


CHIARA


O menestrel

 

Alguns dizem que este POEMA É DE William Shakespeare. Outros que é de autoria de Veronica Shoffstall e se chama After a While. Infelizmente ainda não tive tempo de investigar a verdadeira autoria. Pelo SIM , pelo NÃO deixo registrado o nome dos 2 eheheh. + q o poema é muito bom isso é.

Santarém

O vídeo é do ano passado + Santarém que em 2011 tornou-se uma senhorita de 350 anos continua linda!!


Só por amar diferente


Mensagem da Cruz


Drogas: Para onde vamos?

"Quando não formos capazes de viver conforme pensamos, acabamos pensando conforme vivemos". Quando se perde o horizonte do verdadeiro sentido da vida se chega a admitir o próprio erro como caminho certo.




Nada mais destrutivo do que uma visão distorcida dos princípios e valores, ditando um comportamento social fora dos critérios que governam um sadia vida em sociedade.

A vida é o bem maior a ser defendido se quisermos construir uma sociedade melhor e um futuro promissor para as novas gerações, como para a própria humanidade. "Poderemos, com razão, depositar a sorte futura da humanidade nas mãos dos que sabem transmitir às novas gerações razões de ser e de esperar" GS.


Leia o artigo completo em: http://www.aisbrasil.org.br/oratorio/item/296-drogas-para-onde-vamos?

Depósito Legal

O Depósito Legal é definido como a exigência, por força das Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.
Para informações sobre registro de obras acesse o Escritório de Direitos Autorais.
Para informações sobre "Publicações patrocinadas pela Lei de Incentivos Fiscais" acesse o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
 
 

ISBN - International Standard Book Number

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.





O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Fundação Biblioteca Nacional reúne neste novo portal da Agência Brasileira todas as informações referentes ao sistema ISBN no país.

http://www.isbn.bn.br/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Contador de histórias

As qualidades características de um perfeito contador de histórias são:
  1. Sentir, ou melhor, viver a história; ter a expressão viva, ardente, sugestiva. (...)
  2. Narrar com naturalidade, sem afetação. Não se pode empregar, na narrativa de um história, principalmente diante de um auditório infantil, linguagem afetada e rebuscada, ou estilo empanado: "...procurava adquirir os tesouros da formosura da alma e do cultivo intelectual..." (...)
  3. Conhecer com absoluta segurança o enredo. O narrador que hesita, interpolando reticências inúteis entre os períodos, pode sacrificar, por completo, o êxito da narrativa. (...)
  4. Dominar o auditório. (...) O auditório deve-se sentir dominado pelo interesse da narrativa.
  5. Contar dramaticamente ( sem caráter teatral exagerado). O exagero da teatralidade pode sacrificar o efeito da narrativa. (...)
  6. Falar com voz adequada, clara e agradável. Para o melhor exito da narrativa, o tom de voz do narrador é de uma importância capital (...)
  7. Evitar ou corrigir os defeitos de dicção. (...)
  8. Ser comedido nos gestos. (...)
  9. Emocionar-se com a própria narrativa. (...)
Malba Tahan


Fonte: TAHAN, Malba. A arte de ler e de contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1957.

MÚSICA: Cacau Novais com show "Toda Bossa" - Quinta-feira: 11/08/2011

Cacau Novais é cantora, atriz e arte-educadora. Seu aprendizado musical iniciou com a música de igreja, através da qual adquiriu afinidade com a música negra norte-americana. Aperfeiçoou-se estudando canto lírico e participando de grupos corais como o Madrigal da Uepa e o Coro Carlos Gomes. Em 2006, participou do CD Waldemar Inédito e Raro Henrique 2, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado com show no Theatro da Paz. Em 2009, fez uma temporada com o Minni Paulo Trio no extinto Baiacool Jazz Club. (...)

O show a ser apresentado no SESC Boulevard tem o título de Toda Bossa. Nele, acompanhada por trio (violão ou piano, baixo e bateria), Cacau irá intepretar clássicos da bossa nova, como Canto de Ossanha, Estrada do Sol, Inútil Paisagem, Dindi, Samba de uma Nota só, Reza, Vento Bravo, e outras de autores como Tom Jobim, Baden Powell, Edu Lobo, Vinicius de Moraes e Dolores Duran.


Show "Toda Bossa": Quinta-feira 11/08/2011 - 19h00.

ENTRADA FRANCA
 
Fonte: http://sescboulevard.blogspot.com/2011/08/musica-cacau-novais-com-show-toda-bossa.html

LEI Nº 12.007, DE 29 DE JULHO DE 2009. - Declaração de quitação de débitos

Acessem a lei de quitação de débitos.

Todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados são obrigadas a emitir e a encaminhar ao consumidor declaração de quitação anual de débitos.

A declaração de quitação anual de débitos compreenderá os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura.

Somente terão direito à declaração de quitação anual de débitos os consumidores que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.

Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá ele o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

Vejam a LEI na íntegra no link abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12007.htm





Emails e Amigos




Podemos classificar nossos amigos de diversas maneiras.

Mas, depois do e-mail... um novo tipo de classificação pôde ser feita para reconhecer nossos amigos cibernéticos.

Veja qual é você e quais são seus amigos:

On-Line: Mal mandamos um e-mail e a resposta já está de volta.

Off-Line: Depois de um ano e oito meses a resposta vem... E sem referência...

Velox: Aquele que pensa que todo mundo tem banda larga. Só manda e-mails enormes, com animações em flash, vídeos, mp3, mpeg, etc...
AssHole: Só manda baixaria, incluindo animais e bizarro. Quase lhe mata de vergonha quando você abre o e-mail dele perto de alguém.

Vale a pena ver de novo: Aquele que manda aqueles e-mails que circulam na internet há muito mais de cinqüenta anos como se fosse a primeira vez. Depois de seis meses, manda de novo.

Fox Mulder: Acredita em todas teorias conspiratórias e reenvia pra todo mundo. Ainda faz o comentário pra todos lerem com atenção.

Madre Tereza: Sempre envia e-mails de pessoas com doenças, crianças desaparecidas, creches necessitadas, etc.

Paulo Coelho: Vive mandado correntes, mensagens esotéricas, numerologias, etc.
Nem Aí: Você manda dez e-mails e ele não te retribui nem com meio.

Cascão: Encaminha sempre e-mail só clicando "encaminhar" e "enviar". O e-mail chega cheio de lixo.

Bin Laden: Só manda e-mail bomba: ou tem vírus ou não abre.

Telegrama: Nao usa acento nem pontuacao, so codigo Morse: Aq q so sb esc em cod.

Chat-o: Aqueles que fazem um diálogo por e-mail como se estivessem numa sala de chat, respondendo pra todo mundo que estava no endereço do e-mail original.

Lá Vem Ele: Aquele que lembra de mandar e-mail só para pedir alguma coisa.

Big Brother: Aquele que quer que você saiba tim-tim por tim-tim tudo que acontece na vida dele.

Fanático: Manda e-mail só sobre um único assunto.

Sem Noção: Manda no mínimo 118 e-mails por dia. Pensa que você tem todo tempo do mundo para lê-los.

Visual: Manda sempre imagens e não escreve nada.

Ana Paula Arósio: Ao invés de te mandar resposta via e-mail, telefona.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Respeito é Bom. Gari também é gente!

TESE DE MESTRADO NA USP por um PSICÓLOGO


'O HOMEM TORNA-SE TUDO OU NADA, CONFORME A EDUCAÇÃO QUE RECEBE'


'Fingi ser gari por 1 mês e vivi como um ser invisível'


Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da 'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social. (Plínio Delphino, Diário de São Paulo).


O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou um mês como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo.

Ali,constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa. Braga trabalhava apenas um período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida:

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o pesquisador.
O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano. 'Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão', diz.

No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinha caneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outra classe, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, alguns se aproximavam para ensinar o serviço.

Um deles foi até o latão de lixo pegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade e serviu o café ali, na latinha suja e grudenta. E como a gente estava num grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro.

Eu nunca apreciei o sabor do café. Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira, tem formiga, tem barata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse:

'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?' E eu bebi.

Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

O que você sentiu na pele, trabalhando como gari?

Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central..

Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ninguém em absoluto me viu.

Eu tive uma sensação muito ruim. O meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado.

E depois de um mês trabalhando como gari? Isso mudou?

Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

E quando você volta para casa, para seu mundo real?

Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está inserido nessa condição psicosocial, não se esquece jamais.

Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa.

Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador.
Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe.
Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.

*Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!

Respeito: passe adiante!


Fonte: http://www.terra.com.br/istoegente/261/diversao_arte/livros_foco_homens_invisiveis.htm



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Concurso CREA/PA

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O Concurso CREA/PA 2011.
Inscrições a partir de 07 de julho de 2011.

EDITAL e informações no link abaixo:

http://concursos.fadesp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98:concurso-creapa-2011-inscricoes-a-partir-de-07-de-julho-de-2011&catid=34:aberto&Itemid=53

Revista Biblionline

Biblionline
v. 7, n. 1, 2011

Sumário


EDITORIAL

Patrícia Maria Silva, Francisca Arruda Ramalho



ARTIGOS

REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS

Valéria Aparecida Moreira Novelli, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Luciana de Souza Gracioso



ARTIGOS DE REVISÃO

O QUE É ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO?

Maria Amélia Teixeira da Silva, André Luiz Dias de França, Dulce Elizabeth Lima de Sousa, Guilherme Ataíde Dias



RELATOS DE PESQUISA

USO DA INFORMAÇÃO EM MUSEUS: visitas ao Centro Cultural de São Francisco 

Tahis Virgínia Gomes da Silva, Francisca Arruda Ramalho

A NOVA LEITURA FEMININA: o que as adolescentes estão lendo?

Cintia Kath Blank, Ana Paula Damasceno

RETIRANDO A PELE DA MEMÓRIA: a produção de conhecimento sobre negros (as) (in) visibilizada em anais de iniciação científica na UFPB

Mirian de Albuquerque Aquino, Leyde Klébia Rodrigues da Silva, Jobson Francisco Silva Júnior, Sérgio Rodrigues Santana

ABORDAGEM SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR-BIBLIOTECÁRIO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA

Erik Andre Pires

É MANCHETE: o uso de jornais na Biblioteca SESC Centro de João Pessoa Resumo 

Fernanda Alexandre Lopes, Luciana Ferreira da Costa



RELATOS DE EXPERIENCIA

O ATUAL MERCADO DE TRABALHO PARA O BIBLIOTECÁRIO NO ESTADO DO CEARÁ

Hamilton Rodrigues Tabosa, Terezinha Pereira Aguiar



RESUMOS DE MONOGRAFIAS

ANALISE FUNCIONAL E ADMINISTRATIVA DA BIBLIOTECA DO CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NA PARAÍBA (CETAD/PB): proposta de reestruturação Resumo

Jussara Ventura Santos, Patrícia Silva



EXPEDIENTE

Expediente v. 7, n.1, 2011. PDF

Patrícia Silva, Francisca Arruda Ramalho

domingo, 7 de agosto de 2011

SANTARÉM: mesmo distante não te esqueço

Hoje acordei com nostalgia típica dos mocorongos... eheheh
Saudades da Minha Santa, Santarém.
Cidade que como já disse o poeta voa além dos seus encantos..
Tú és como a esposa oficial, MÃE dos filhos, Senhora do Acalanto, as outras são como encontros que duram somente o instante em que acontecem.

Espero Terra Amada poder sempre trazê-la no peito e mesmo entre lágrimas cantar tuas belezas, teu povo, tuas alegrias.
Sidney Amazonas