PENSAMENTO DO DIA

"Serei Santo se for santo agora"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ex. Libris

O que é um ex-libris?



A expressão latina "ex-libris" ou "ex-bibliotheca" significa "dos livros de.." ou "da biblioteca de...", ou ainda "livros dentre aqueles" pertencentes a determinada pessoa ou instituição. A denominação ex-libris não é apenas dada a etiquetas fixadas em livros, também são chamados de ex-libris toda a marca de posse feita em uma obra, quer seja o nome do possuidor por escrito, um sinal convencional, um símbolo, um brasão de armas, um monogramas ou uma sequência de iniciais, carimbos diversos e por fim, esta etiqueta isolada, que o possuidor da obra cola, em geral, à capa interna do livro encadernado ou numa das suas folhas de guarda.


Fonte: http://www.bazardaspalavras.com.br/exlibris.php#libris

Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia

Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia


Sonia Nascimento de Paula, José Oscar Fontanini de Carvalho
Resumo


A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da área, servindo de base para a proposta da disciplina. A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfi ca e observações em bibliotecas acessíveis.

Fonte: Ciência da Informação, V. 38, n. 3 (2009)
http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1640

Relações mútuas entre informação e conhecimento: o mesmo conceito?

Relações mútuas entre informação e conhecimento: o mesmo conceito?


Rodolfo Coutinho Moreira Xavier, Rubenildo Oliveira da Costa



Resumo


A proximidade entre os conceitos de informação e conhecimento provoca desordem conceitual em estudos na ciência da informação. Em contrapartida, o estabelecimento científico de uma disciplina depende de clareza conceitual acerca de seu objeto de estudo. Em vista disso, a hipótese proposta demonstra a necessidade de se mapearem as relações conceituais existentes entre informação (objeto de estudo da área) e conhecimento, objetivando evidenciar a distinção destes, para que possam ser usados com menos ambiguidade pelos pesquisadores da área. Para tanto, discutem-se, primeiramente, os conceitos de ciência da informação e de seu objeto de estudo, sob três paradigmas propostos por Capurro: fisicista, cognoscente e social; em seguida, algumas relações conceituais entre informação e conhecimento e suas consequências – existem relações de semelhança entre ambos, mas isso não faz com que se tornem idênticos. Definições anteriores sobre tais termos podem já ter constatado essas relações, contudo raramente esse assunto foi tratado de maneira pontual e com atenção, na falsa justificativa de que é um debate puramente teórico e que não levaria a resultado útil algum.

Fonte: Ciência da Informação, V. 39, n. 2 (2010)


http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1757

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Livro Livre

Pessoal vamos libertar os livros que estão sem uso criando teias e mofo.

Acessem  o link

http://www.livrolivre.art.br/

A Proposta é muito legal!!!

Eu já estou libertando alguns eheheheh

102º Aniversário de Roberto Burle Marx



Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra.

Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.
Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos
 

Exposição Cidade Labirinto no CCSB


Abertura
04 de Agosto

Visitação
05 de agosto a 25 de setembro, de terça a domingo, de 10h às 19h

Local
Centro Cultural SESC Boulevard - Boulevard Castilho França 522/523 (em frente a Estação das Docas)

São Miguel

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lei Nº 5.810, Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará - Lei 5.810

Lei nº 5.810

http://www.susipe.pa.gov.br/sites/default/files/Lei_No_5.810_-_RJU_dos_Servidores_Publicos_do_Estado_do_Para_-DIARIO_OFICIAL_No._31660_de_06052010.pdf

Regimento da UFPA

Para os que irão fazer concurso da UFPA

LEIS DE DIREITOS AUTORAIS

LEI 9.610

Lei de Direitos Autorais

Bom para todos conhecerem.

A biblioteca pública no contexo da sociedade da informação

Amizade

Amizade
Muitos não possuem
Imaginam como seria
Zoam daqueles que possuem amigos
Amigos que são verdadeiros irmãos e tesouros
Dádivas celestes

Em caminho pela Vida.


Algumas pessoas passam pela nossa Vida e nunca mais retornarm, outras estão sempre ao nosso lado... Alguns são companheiros inseparavéis, outros possuem as palavras certas na hora apropriada.

Feliz daquele que possue amigos, Amigos sim das farras, das bebedeiras, das mulecagens, das alegrias... + também AMIGOS na dor, nas tristezas, nas inseguranças, no silêncio, enfim, Amizade se expressa de muitas formas e necessariamente não exige a presença física + a presença de espírito é INDISPENSÁVEL.

Sidney Amazonas

Concurso da UFPA

A UFPA abre inscrições para o concurso para cargos da Carreira de Técnico-Administrativo em Educação para o quadro de pessoal da UFPA.



As vagas são para os níveis de Classificação C, D e E, com lotação para as cidades de Belém, Breves, Bragança e Altamira.

Cargos:

Classe C: Auxiliar em Administração (Ensino Fundamental Completo); Auxiliar em Enfermagem (Ensino Médio Completo + Profissionalizante); Operador de Luz (Ensino Médio Completo).

Classe D (Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo + curso Técnico): Assistente em Administração; Técnico: Artes Gráficas; Laboratório-área: Biologia; Edificações; Tecnologia da Informação e Radiologia


Classe E (Superior Completo): Administrador; Analista de Tecnologia da Informação-ênfase: Suporte e ênfase: Desenvolvimento de Software; Arquivista; Assistente Social; Bibliotecário-Documentalista; Enfermeiro; Engenheiro-área: Eletrecidade; Jornalista; Médico-área: Anestesiologia e Psiquiatria; Nutricionista; Psicólogo-área: Organizacional e do Trabalho.



Acesse o edital para informações detalhadas.


http://www.ceps.ufpa.br/daves/tecnico_ufpa/2011/index.html

Noticias: IOF incidirá no pagamento de conta com cartão de crédito

IOF incidirá no pagamento de conta com cartão de crédito


Por Adriana Fernandes
Agência Estado – ter, 2 de ago de 2011

Quem utilizar o cartão de crédito para quitar qualquer tipo de conta, como condomínio, luz e água, terá de pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre operações de crédito. A alíquota do IOF para pessoas físicas é de 3% ao ano ou o equivalente a 0,0082% ao dia. Para a Receita Federal, que publicou hoje Ato Declaratório Interpretativo (ADI), no Diário Oficial da União (DOU), esse tipo de operação com cartão de crédito consiste na prática em empréstimo e, portanto, o imposto deve ser cobrado.

A Receita identificou que alguns bancos estavam recolhendo IOF nessas operações e outros não vinham fazendo o recolhimento. O governo aumentou em abril a alíquota do IOF para pessoa física de 1,5% para 3% ao ano para frear o crescimento do crédito na economia. Foi uma medida para auxiliar no combate às pressões inflacionárias.

CATALOGAÇÃO

Amigos alguns links com material de Catalogação - Biblioteconomia

Olá turma,



Declaração de princípios internacionais de catalogação

http://www.ifla.org/files/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf



Requisitos funcionais para registros bibliográficos - FRBR: uma

apresentação

http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/10241/1/RDBCI-2005-42%5B1%5D.pdf

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2010 - Categoria Conto

Prêmio SESC: Como surgiu a ideia de falar sobre mentiras?  


Luisa Geisler: Foi algo natural. Li uma reportagem sobre o assunto que me chamou atenção. Segundo o texto, a mentira mais falada era "está tudo bem" "não tem nada de errado comigo". Achei interessante, porque são frases muito comuns. Tinha também uma parte sobre as mentiras mais contadas, como "só bebi uma cerveja", quando na realidade se bebeu mais, por exemplo. São coisas tão humanas, que não sentimos como mentiras. Veio então a ideia de fazer um livro sobre essas mentiras simples, mas que têm um significado muito humano.

Livro Vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2010 - Categoria Romance




Segundo o autor, o Paraense Arthur Cecim o livro Habeas Asas: É uma estória baseada numa fábula, é uma parábola, na qual elementos sagrados e profanos, mundanos e supramundanos, coexistem como um só, vistos no mesmo espelho da alma. O livro é uma busca pela bem-aventurança na terra. Ele fala de um sertão da alma, que habita em todos nós, todos os seres do universo. Na verdade, sempre gostei de escrever sobre coisas que as pessoas negligenciam. Gosto de falar sobre realidades não exploradas, figuras cotidianas que passam despercebidas. A ideia do Habeas Asas partiu de observações, imagens que me vinham a cabeça. De início seria um conto surreal sobre a vida dos urubus. Na minha cidade (Belém) a presença destas aves é muito forte, tem uma grande população de urubus aqui. O conto evoluiu para um romance no qual o urubu simboliza algo do universo, algo sagrado.

Cristo Redentor


REDENTOR, REDENTOR Ó Cristo Redentor!

Tão distante no alto da Montanha, porém tão próximo daqueles que te observam.

Sabemos que És, que estás, que observas, que abraças, que Redimes.

Sim tu Redimes teu Povo que chora, que chora a lágrima da dor, do sofrimento, da violência, da desilusão.

REDENTOR, REDENTOR, Ó Cristo Redentor, nunca deixes de abrir teus braços ao povo que te busca.

Sidney Amazonas

Rio de Janeiro

Como já diziam por ai: O Rio de Janeiro continua lindo...

Foi a primeira vez que estive lá e posso dizer algo de especial cativou minha simpatia.

O que será não sei eheheh!!!
Talvez a Beleza da natureza: a cidade cercada por montes, a imensidão das praias, o metrô, os museus, os centros culturais, as igrejas. O que será que mexeu com meu sentimento???
Não sei só sei que depois de Minha Amada Santarém posso considerar a Cidade Maravilhosa realmente MARAVILHOSA.






Prêmio SESC de Literatura

Estão abertas as inscrições para o PrÊmio SESC de Literatura
Inscreva-se

Informações e edital no link abaixo:
http://www.sesc.com.br/premiosesc/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A primeira qualidade do Amor - Chiara Lubich

A primeira qualidade do amor cristão é amar a todos. Essa arte de amar pretende que amemos a todos, sem distinção, como Deus ama. Não há que escolher entre simpático ou antipático, ídoso ou jovem, compatriota ou estrangeiro, branco ou negro ou amarelo, europeu ou americano, africano ou asiático, cristão ou judeu, muçulmano ou hínduista...
Valendo-nos de uma linguagem bastante conhecida hoje, podemos dizer que o amor não conhece "nenhuma forma de discriminação". (Chiara)

Fonte Imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=casal+crian%C3%A7as&um=1&hl=pt-BR&sa=N&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR375BR378&biw=1024&bih=551&tbm=isch&tbnid=oFkaSFqBuWFY8M:&imgrefurl=http://borboletasazuiis.blogspot.com/2009/11/coisas-de-casal.html&docid=ILihtCyy_yNTnM&w=235&h=320&ei=TMk2TreaLouitgeU4PyiDQ&zoom=1&iact=rc&dur=514&page=4&tbnh=115&tbnw=96&start=47&ndsp=15&ved=1t:429,r:14,s:47&tx=45&ty=46

domingo, 31 de julho de 2011

FLIP 2011 - Paraty






Festa Literária Internacional de Paraty
foi tudo de bom, obrigado SESC ehehhehe












O homenageado de 2011 foi OsWald Andrade, Show de abertura com Elza Soares.


A casa SESC foi um espaço de expressão das diferentes manifestações culturais.